Bem vindo ao Portal do IGc USP
    

Formação de Recursos Humanos

1. Andre Oliveira Sawakuchi


1.1 Orientações e supervisões em andamento

1.1.1 Dissertação de mestrado

  • Dailson José Bertassoli Junior. Avaliação da geração de metano biogênico na Formação Ponta Grossa, Bacia do Paraná. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências - USP, Programa de Formação de Recursos Humanos - Petrobras. (Orientador).
  • Diego Fróes e Souza. Evolução sedimentar e cenários futuros do Tabuleiro do Embaubal, baixo rio Xingu. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

1.1.2 Tese de doutorado

  • Nazaré da Silva Almeida. Origem e fluxo natural de CH4 na Formação Irati, Permiano da Bacia do Parana. Início: 2014. Tese (Doutorado em Geoquímca e Geotectônica) - Instituto de Geociências - USP, Programa de Formação de Recursos Humanos - Petrobras. (Orientador).
  • André Zular. Cronoestratigrafia e proveniência dos campos de dunas costeiras do Rio Grande do Norte: relações com mudanças da Zona de Alta Pressão Subtropical (ZAPS) e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) durante o Quaternário. Início: 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências da USP. (Orientador).

1.1.3 Iniciação científica

  • Victor Amadeus Tropiano Alem. Metano biogênico na Formação Tremembé, Bacia de Taubaté. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Geologia) - Instituto de Geociências - USP, Programa de Formação de Recursos Humanos - Petrobras. (Orientador).
  • Marcelo Garcia Pereira de Camargo. Caracterização do fluxo natural e da concentração de metano em folhelhos da Formação Irati na borda da Bacia do Paraná. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Geologia) - Instituto de Geociências - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

1.2 Orientações e Supervisões já concluídas

1.2.1 Dissertação de mestrado

  • Carlos Alberto Siragusa Teixeira. Evolução térmica da Formação Serra Alta. 2014. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andre Oliveira Sawakuchi.
  • Rodolfo Carlos Mineli. Proveniência e retrabalhamento sedimentar das areias da Volta Grande do rio Xingu, PA. 2013. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Andre Oliveira Sawakuchi.
  • Manuela Pinheiro Ferreira. Geocronologia e proveniência dos sedimentos holocênicos da confluência dos rios Negro e Solimões, AM. 2013. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andre Oliveira Sawakuchi.
  • Alexandra Fernandes Oliveira. Paleotemperaturas e paleofluidos da Formação Irati na borda leste da Bacia do Paraná. 2012. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andre Oliveira Sawakuchi.
  • Sara Ferreira Nomura. Hidrotermalismo na Formação Teresina evidenciado por minerais autigênicos e inclusões fluidas. 2012. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andre Oliveira Sawakuchi.
  • Johanna Mendez Duque. Fácies carbonáticas da Formação Teresina na borda centro-leste da Bacia do Paraná. 2012. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andre Oliveira Sawakuchi.
  • André Zular. Sedimentologia e cronologia por luminescência da Ilha de São Francisco do Sul (SC): considerações sobre a evolução holocênica de barreiras arenosas da costa sul e sudeste do Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências-USP, . Orientador: Andre Oliveira Sawakuchi

2. Carlos Henrique Grohmann de Carvalho


2.1 Orientações e supervisões em andamento

2.1.2 Dissertação de mestrado

  • Carlos Eduardo Manjon Mazoca. Morfotectônica e Evolução da Paisagem da Região de Coari (AM). Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Recursos Minerais e Meio Ambiente) - Instituto de Geociências - USP. (Orientador).
  • Guilherme Pereira Bento Garcia. Elaboração de Mapas Geomorfológicos a partir de Modelos Digitais de Elevação (MDE) para diferentes Contextos Geomorfológicos no Território Brasileiro. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Recursos Minerais e Meio Ambiente) - Instituto de Geociências - USP. (Orientador).

2.2 Orientações e supervisões concluídas

2.2.1 Dissertação de mestrado

  • Andréa Simone Venancio Machado. Aspectos geomorfológicos dos terrenos vulcânicos extrusivos e intrusivos na região de Fartura (SP). 2012. Dissertação (Mestrado em Geologia Regional) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Co-Orientador: Carlos Henrique Grohmann de Carvalho.

3. Carlos José Archanjo


3.1 Orientações e supervisões em andamento

3.1.1 Tese de doutorado

  • Camilo Bustamante Lodoño. Alojamento de magmas em margem convergente: mecanismos de colocação e petrogênese de um arco Meso-Cenozóico da Cordilhera Central dos Andes Colombiano. Início: 2011. Tese (Doutorado em Mineralogia e Petrologia) - Instituto de Geociências, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

3.2 Orientações e supervisões concluídas

3.2.1 Dissertação de mestrado

  • Marcelo de Almeida Freimann. Geocronologia e petrotrama de quarto-milonitos do duplex de Lavras da Mangabeira, CE. 2014. Dissertação (Mestrado em MIneralogia e Petrologia) - Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos José Archanjo.
  • Emmanuel Donald Ngonge. Distribuição do tamanho de cristais (DTC) e trama de plagioclásio em diques máficos mesozóicos das Praias das Conchas e de Lagoinha (Municípios de Cabo Frio e Armação de Búzios). 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos Graduação em Geoquimica e Geotectonica) - Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos José Archanjo.

3.2.2 Tese de doutorado

  • Luís Gustavo Ferreira Viegas. Mecanismos de deformação e cronologia de eventos na zona de cisalhamento Patos (Província Borborema, Nordeste do Brasil). 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Carlos José Archanjo.

4. Cláudio Riccomini


4.1 Orientações e supervisões em andamento

4.1.1 Dissertação de mestrado

  • Yohana Villafañez Cardona. Controles litológicos e estruturais na distribuição da matéria orgânica em folhelhos da Formação Longá, Devoniano, Bacia do Parnaíba. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  • Thaís Trevisani Moura. Estruturas transversais à Bacia de Taubaté: natureza e possível continuidade na Bacia de Santos. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  • Laura Catalina Román García. Estilos estruturais relacionados à tectônica geradora e deformadora da Bacia Jaibaras, nordeste do Brasil. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.1.2 Tese de doutorado

  • Marlei Antônio Carrari Chamani. O Lineamento Transbrasiliano e sua influência nas bacias sedimentares fanerozoicas no Brasil. Início: 2011. Tese (Doutorado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
  • Ramon Barbosa de Paula. Ocorrências de folhelhos ricos em matéria orgânica nas bacias sedimentares brasileiras. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Instituto de Energia e Ambiente, Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente, Universidade de São Paulo. (Orientador).

4.2 Orientações e supervisões concluídas

4.2.1 Dissertação de mestrado

  • Marília Pulito de Aguiar. A Bacia de Água Bonita, uma passagem marinha eopaleozoica no Brasil Central. 2013. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Riccomini.
  • Magali Dubas Gurgueira. Correlação de dados geológicos e geotécnicos na Bacia de São Paulo. 2013. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudio Riccomini.
  • Carlos Libório de Barros Tomba. Análise estrutural dos enxames de diques máficos eocretáceos do sul-sudeste do Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudio Riccomini.
  • Marlei Antônio Carrari Chamani. Tectônica intraplaca e deformação sinsedimentar induzida por abalos sísmicos: o Lineamento Transbrasiliano e estruturas relacionadas na Província Parnaíba, Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Riccomini.
  • Leonardo Ferreira da Silva de Siqueira. Tectônica deformadora em sinéclises intracratônicas: a origem do Alto Estrutural de Pitanga, Bacia do Paraná, SP. 2011. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Riccomini.
  • Daiane Katya Curti. Tipologia e origem das fraturas sub-horizontais em basaltos da Formação Serra Geral, Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Riccomini.
  • Tiago Borges da Silva. Tectônica fanerozoica ao longo da Zona de Cisalhamento Jundiuvira, SP. 2011. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudio Riccomini.

4.2.2 Tese de doutorado

  • Delano Menecucci Ibanez. Análise do relevo da Amazônia Central com o emprego de modelo digital de elevação e geometria fractal. 2012. Tese (Doutorado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Claudio Riccomini.

4.2.3 Iniciação científica

  • Enrico Vial Scacchetti. Tectônica rúptil cenozoica na Bacia de São Paulo. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Graduação Em Geologia) - Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Riccomini.

5. Colombo Celso Gaeta Tassinari


5.1 Orientações e supervisões em andamento

5.1.1 Dissertação de mestrado

  • Haline de Vasconcellos Rocha. Estudo geológico do potencial de exploração e produção de shale gas na formação Irati, Bacia do Paraná: Avaliação do Potencial Econômico e Viabilidade no abastecimento da Usina Termoelétrica de Uruguaiana (RS). Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Energia (PPGE) - Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

5.1.2 Tese de doutorado

  • Ezequiel José Estremina Carneiro Brandão Ferreira. Caracterização de Fluidos Hidrotermais e suas Fontes em bacias Sedimentares com Potencial Petrolífero: Aplicação Inovadora de Análises Isotópicas na Exploração de Petróleo e Gás. Início: 2012. Tese (Doutorado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. (Orientador).

5.2 Orientações e supervisões concluídas

5.2.1 Tese de doutorado

  • Simone Sopnvesso. Aplicação de Isópos de Sr e Pb em sedimentos oceâncios do Atlântico Sul, regiões de Cabo Frio e Santos. 2012. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Colombo Celso Gaeta Tassinari.

6. Ginaldo Ademar da Cruz Campanha


6.1 Orientações e supervisões em andamento

6.1.1 Dissertação de mestrado

  • Augusto Nobre Gonçalves. Tectônica da Zona de Cisalhamento de Taxaquara na sua extremidade oeste, região de Pilar do Sul (SP). Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

7. Liliane Janikian Paes de Almeida


7.1 Orientações e supervisões em andamento

7.1.1 Dissertação de mestrado

  • Natalia Naches Hilbert. Caracterização petrofísica da Fm. Marizal para utilização como análogo de reservatório de petróleo. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo, Programa de Formação de Recursos Humanos - Petrobrás. (Orientador).

7.1.2 Iniciação científica

  • Beatriz Hadler Boggiani. Análise de fácies, porosidade e permeabilidade das formações Pedra das Torrinhas e Pedra Pintada (Bacia do Camaquã-RS) como análogos de reservatórios de hidrocarbonetos. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Geologia) - Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo, Programa de Formação de Recursos Humanos - Petrobrás. (Orientador).
  • Marina Lopes dos Santos Silva. Caracterização, análise e modelagem tridimensional de depósitos fluviais dos rios Tapajós e Amazonas: modelo análogo de reservatórios petrolíferos. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Geofísica) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Agência Nacional do Petróleo. (Orientador).

7.2 Orientações e supervisões concluídas

7.2.1 Iniciação científica

  • Guilherme Gyenge Doria Grunthal. Identificação dos tipos de porosidades e de heterogeneidades em microescala nos depósitos fluviais da Formação Varzinha, Grupo Guaritas (Cambriano, RS). 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Petróleo) - Universidade Católica de Santos, Programa de bolsas de iniciação científica da Unisantos. Orientador: Liliane Janikian Paes de Almeida.
  • Juliana de Santana Costa. Análise comparativa das heterogeneidades de macro e microescalas nos depósitos fluviais da Formação São Sebastião, Bacia Tucano Central. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Petróleo) - Universidade Católica de Santos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Liliane Janikian Paes de Almeida.
  • Rafael de Aquino Amadeu. Identificação dos tipos de porosidades e de heterogeneidades em microescala nos depósitos eólico da Formação Pedra Pintada, Grupo Guaritas (Cambriano, RS). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Petróleo) - Universidade Católica de Santos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Liliane Janikian Paes de Almeida.
  • Fabio Mata da Cunha. Caracterização das heterogeneidades de microescalas nos depósitos fluviais de rios entrelaçados da Formação São Sebastião, Bacia Tucano Central. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Petróleo) - Universidade Católica de Santos, Programa de Iniciação Científica Unisantos. Orientador: Liliane Janikian Paes de Almeida.

8. Lucy Gomes Sant'Anna


8.1 Orientações e supervisões em andamento

8.1.1 Iniciação científica

  • Bruno Avellar Alves de Lima. Estudo geoquímico de sedimentos quaternários da região de confluência dos rios Negro e Solimões, Amazônia. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lucy Gomes Sant'Anna.

9. Luigi Jovane


9.1 Orientações e supervisões em andamento

9.1.1 Tese de doutorado

  • Daniel Giancolli Ruffato. Mineralogia e Morfodinamica da Regiao do Saco do Mamangua (RJ) e a Relacao com Bacterias Magnetotaticas. Início: 2014. Tese (Doutorado em Oceanografia Geologica) - Instituto Oceanográfico/USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  • Daniel Pavani. Nova Abordagem Para O Estudo Da Evolução Sedimentar Do Rio Amazonas, Com Base Em Dados De Parasound E Sedimentares. Início: 2013. Tese (Doutorado em Oceanografia Geologica) - Instituto Oceanográfico/USP,, Deutsche Akademische Austauschdienst. (Orientador).
  • Jairo Francisco Savian. Magnetoestratigrafia no Eoceno-Oligoceno. Início: 2011. Tese (Doutorado em Geofísica) - Universidade de São Paulo. (Co-orientador).

9.1.2 Iniciação científica

  • Mariana Benites. Evolucao Sedimentar do Saco de Mamangua (RJ) e reconhecimento de Gas raso. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Oceanografia Geologica) - Instituto Oceanográfico/USP. (Orientador).
  • Vinicius Santos Rodrigues. Evolucao Sedimentar Quaternaria da Baia de Trepande, Regiao de Cananeia (SP) atraves de um estudo sismoestratigrafico. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Oceanografia Geologica) - Instituto Oceanográfico/USP. (Orientador).

10. Marcelo Sousa de Assumpção


10.1 Orientações e supervisões em andamento

10.1.1 Dissertação de mestrado

  • Cintia Stabile Bucceroni. Magmatismo Terciário da Margem Atlântica: contribuições do paleomagnetismo. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Geofísica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

10.1.2 Iniciação científica

  • Pedro Vitor Franco. Magnetoestratigrafia da Formação Mafra, Permo-Carbonífeo do Grupo Itararé em Santa Catarina. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Geofisica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

10.2 Orientações e supervisões concluídas

10.2.1 Dissertação de mestrado

  • Luiz Alberto Zaffani. Paleomagnetismo e anisotropia magnética da região norte da Bacia do Paraná. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Geofísica) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcia Ernesto.

10.2.2 Iniciação científica

  • Luiz Alberto Zaffani. Paleomagntismo da região nordeste da Bacia do Paraná. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Geofísica) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcia Ernesto.

11. Maria Helena Bezerra Maia de Hollanda


11.1 Orientações e supervisões em andamento

11.1.1 Tese de doutorado

  • Emmanuel Donald Ngonge. Assinatura isotópica do manto litosférico-astenosférico durante a transição Cretácio-Terciário na porção nordeste da Província Borborema. Início: 2011. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

11.1.2 Iniciação científica

  • Tatiana Ayumi Numada. Proveniência sedimentar da Bacia do Parnaíba. Início: 2013 - Universidade de São Paulo. (Orientador).
  • Fladimir Dornelas Soares. Proveniência sedimentar da Bacia do Parnaíba com base em técnicas analíticas em sedimentologia e geocronologia. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Geologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo FUSP. (Orientador).
  • Willy Takasawa Fernandes. Proveniência sedimentar da Bacia do Parnaíba com base em técnicas analíticas em sedimentologia e geocronologia. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Geologia) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

11.2 Orientações e supervisões concluídas

11.2.1 Dissertação de mestrado

  • Kátia Santina da Silva. Implementação de cromatografia U-Th para datação de carbonatos recentes. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Helena Bezerra Maia de Hollanda.
  • John Mauricio Ricco Bautista. História de proveniência de sequências neoproterozóicas na Província Borborema, com base em Sm-Nd e U-Pb zircão. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Helena Bezerra Maia de Hollanda.
  • Carolina Ojeda Marulanda. Relação cronológica entre as sequências metasedimentares a sul do Lineamento Patos a partir de datação U-Pb in situ em zircões detríticos. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Helena Bezerra Maia de Hollanda.

12. Marly Babinski


12.1 Orientações e supervisões em andamento

12.1.1 Dissertação de mestrado

  • Cristian Guacaneme Mora. Geocronologia e quimioestratigrafia Isotópica das rochas da Formação Sete Lagoas, Grupo Bambuí, no sul da Bacia do São Francisco. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

12.1.2 Tese de doutorado

  • Carlos Eduardo Souto de Oliveira. Caracterização química e isotópica (Pb e Zn) da atmosfera e das possíveis fontes poluentes da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Início: 2013. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  • Gustavo Macedo de Paula Santos. Proveniência sedimentar (U-Pb, Sm-Nd, Hf) e quimioestratigrafia isotópica (C, O, Sr Ca, Mo) da Formação Sete Lagoas, Grupo Bambuí, no sul do Cráton do São Francisco. Início: 2013. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  • Fernanda Maciel Canile. Geocronologia U-Pb de zircões detríticos das unidades fanerozoicas aflorantes ao longo da seção tipo de White: implicações na proveniência sedimentar e evolução geológica da Bacia do Paraná. Início: 2011. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

12.2 Orientações e supervisões concluídas

12.1.1 Tese de doutorado

  • Matheus Henrique Kuchenbecker do Amaral. Relações entre coberturas do Cráton do São Francisco e bacias situadas em orógenos marginais: o registro de datações U-Pb de grãos detríticos de zircão e suas implicações tectônicas. 2014. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Co-Orientador: Marly Babinski.

13. Mauricio de Souza Bologna


13.1 Orientações e supervisões em andamento

13.1.1 Dissertação de mestrado

  • Cyntia Okida Minei. Imageamento Crustal e Litosférico no Centro-Sul da Bacia do Paraná por Sondagens Magnetotelúricas. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Geofísica) - Universidade de São Paulo, Programa de Recursos Humanos da ANP. (Orientador).
  • Jorge A. T. Simanca. Modelagem de dados magnetotelúricos na Bacia do Paraná. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Geofísica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

13.1.2 Iniciação científica

  • Nathalya Shimomura Ito. Processamento de dados magnetotelúricos na parte central da Bacia do Paraná. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Geofisica) - Universidade de São Paulo, Núcleo de Apoio a Pesquisa Geodinâmica de Bacias Sedimentares e Implicações. (Orientador).

14. Márcia Caruso Bícego


14.1 Orientações e supervisões em andamento

14.1.1 Tese de doutorado

  • Amanda Mattosinhos Spera. Avaliação da variação da influencia da Pluma do Rio da Prata, ao longo do tempo geológico, através da composição da matéria orgânica depositada na Plataforma Continental Sudeste Brasileira usando marcadores orgânicos moleculares. Início: 2013. Tese (Doutorado em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

14.1.2 Iniciação científica

  • Vitor Marim. Avaliação da extensão da contribuição terrígena na matéria orgânica depositada ao longo da Plataforma Continental Sudeste Brasileira ao largo da Ilha de São Sebastião em isóbatas de 60 a 1400m. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
  • Denise de Menezes Prates. Caracterização da matéria orgânica sedimentar na Plataforma Continental Sudeste Brasileira ao Largo da Ilha de São Sebastião em isóbatas de 60 a 1400 m. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
  • Renato Oliveira. Avaliação da Introdução de Hidrocarbonetos na Baía do Araçá em São Sebastião, SP. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

14.2 Orientações e supervisões concluídas

14.2.1 Dissertação de mestrado

  • Amanda Mattosinhos Spera. Estudo das Condições Paleoceanográficas e Paleoclimáticas da Região da Ria de Mamanguá nos últimos 3000 anos através da análise de n-alcanos e alquenonas em testemunho sedimentar. 2012. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

14.2.2 Tese de doutorado

  • Ana Cecilia Rizzati de Albergaria Barbosa. Avaliação do impacto da abertura do Valo Grande nas fontes de matéria orgânica para o Sistema Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape-SP. 2013. Tese (Doutorado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

14.2.3 Iniciação científica

  • Lígia Dias de Araujo. Avaliação de isoprenoides na Identificação do registro sedimentar na Antártica. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Caruso Bícego.

15. Naomi Ussami


15.1 Orientações e supervisões em andamento

15.1.1 Tese de doutorado

  • Gabriel Negrucci Dragone. Interpretação conjunta de dados gravimétricos e eletromagnéticos nas bacias do Paraná e Chaco-Paraná. Início: 2013. Tese (Doutorado em Geofisica) - Instituto de Astronomia, Geofisica e Ciencias Atmosféricas da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

15.2 Orientações e supervisões concluídas

15.2.1 Dissertação de mestrado

  • Gabriel Negrucci Dragone. Estrutura Crustal da Bacia do Chaco-Parana a partir de dados gravimetricos. 2013. Dissertação (Mestrado em Geofísica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Naomi Ussami.

15.2.2 Tese de doutorado

  • Patrizia Mariani. Caraterização das estruturas litosfericas da bacia intracratonica do Parana (America do Sul. 2012. Tese (Doutorado em Geologia) - Universita degli Studi di Trieste, . Co-Orientador: Naomi Ussami.

16. Renato Paes de Almeida


16.1 Orientações e supervisões em andamento

16.1.1 Dissertação de mestrado

  • Simone Campos Carrera. Arquiterura e proveniência da Formação Marizal (Aptiano, BA) na Bacia Tucano Sul. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo. (Orientador).
  • Mariana C. de Oliveira. Estudo de barras fluviais ativas no Rio Araguaia por sísmica de reflexão. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo. (Orientador).
  • Larissa Natsumi Tamura. Análise da dinâmica de barras arenosas no Rio Araguaia por sonar de varredura laterall e comparação com depósitos antigos. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo. (Orientador).

16.1.2 Tese de doutorado

  • Bernardo Tavares Freitas. Evolução tectono-sedimentar de sistemas aluviais pós-rift: o caso da Formação Marizal (Aptiano) nas sub-bacias do Tucano Norte e Central. Início: 2010. Tese (Doutorado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).
  • Maurício Guerreiro Martinho dos Santos. Sistemas fluviais pré-vegetação da Bacia Camaquã (Neoproterozóico Cambriano, RS). Início: 2010. Tese (Doutorado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).
  • André Marconato. Sistemas lacustres e planícies de inundação fluviais pré-vegetação da Bacia do Camaquã (Ediacarano a Cambriano RS). Início: 2010. Tese (Doutorado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).
  • Bruno Boito Turra. Sistemas fluviais pré-vegetação do sudoeste da Chapada Diamantina. Início: 2010. Tese (Doutorado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

16.2 Orientações e supervisões concluídas

16.2.1 Dissertação de mestrado

  • Lucas Padoan de Sá Godinho. A Formação Serra do Apertado (Eocambriano, RS) e seu contexto tectônico na evolução do Rift Guaritas. 2012. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renato Paes de Almeida.
  • 16.2.2 Tese de doutorado
  • Felipe Torres Figueiredo. Proveniência e arquitetura de depósitos fluviais das Sub-bacias Tucano Central e Norte, Cretáceo (BA). 2013. Tese (Doutorado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Paes de Almeida.
  • Samar dos Santos Steiner. Morfotectônica de Províncias distensionais ativas: implicações para os modelos de preenchimento de bacias tipo rift. 2012. Tese (Doutorado em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Paes de Almeida.

17. Ricardo Ivan Ferreira da Trindade


17.1 Orientações e supervisões em andamento

17.1.1 Tese de doutorado

  • Marta Henriques Jácomo. Caracterização geofísica em análogos de reservatórios de sistemas fluviais das Bacias do Camaquã (RS) e Tucano (BA). Início: 2014. Tese (Doutorado em Geofísica) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. (Orientador).
  • Grasiane Luz Mathias. Magnetismo de sedimentos Holocênicos do Platô de São Paulo: implicações geomagnéticas e paleoceanográficas. Início: 2010. Tese (Doutorado em Geofísica) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
  • 17.1.2 Iniciação científica
  • Fernando Dias Pereira Júnior. Caracterização petrofísica de análogos de reservatórios fluviais da formação Marizal (Bacia do Tucano Central-BA). Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Geofísica) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
  • Aruã Silva Leite. Paleomangetismo das bacias Jifn e Antaq (Arábia Saudita): implicações para a paleogeografia do Gondwana no limite Precambriano-Cambriano. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Geofísica) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).
  • Janine Araújo do Carmo. Estudos de magnetoestratigrafia: Ensaios em sucessões Brasileiras e calibração da curva de paliointensidade relativa para o periodo calmo do cretáceo (Alpino-Albiano). Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Geofísica) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Fundação Universidade de São Paulo. (Orientador).
  • Lucas Daniel Silveira Sanos. Estudos de magnetoestratigrafia: Ensaios em sucessões Brasileiras e calibração da curva de paliointensidade relativa para o periodo calmo do cretáceo (Alpino-Albiano). Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Geofísica) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Fundação Universidade de São Paulo. (Orientador).

17.2 Orientações e supervisões concluídas

17.2.1 Tese de doutorado

  • Jairo Francisco Savian. Magnetostratigrafia e reconstrução paleoambiental de sucessões marinhas do Oceano Neo-Tétis: novas perspectivas acerca dos principais eventos paleoclimáticos do Paleógeno. 2013. Tese (Doutorado em Geofísica) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Ivan Ferreira da Trindade.

17.2.2. Iniciação científica

  • Mariana Scatolin Rossafa Garcia. Paleomagnetismo e anisotropia magnética do complexo alcalino Planalto da Serra (Mato Grosso): implicações para a formação do Gondwana. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Geofísica) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Ivan Ferreira da Trindade.
  • Vanessa Stuque. Estudos de magnetoestratigrafia: Ensaios em sucessões Brasileiras e calibração da curva de paliointensidade relativa para o periodo calmo do cretáceo (Alpino-Albiano). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Geofísica) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Fundação Universidade de São Paulo. Orientador: Ricardo Ivan Ferreira da Trindade.

18. Rubens Cesar Lopes Figueira


18.1 Orientações e supervisões em andamento

18.1.1 Dissertação de mestrado

  • Juliê Rosemberg Sartoretto. Registro da atividade antrópica no sistema Esturiano Santos-São-Vicente. Avaliação dos níveis de metais e As em colunas sedimentares. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Física)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  • Paulo Alves de Lima Ferreira. Modelo de migração vertical de Cs-137 para avaliação de taxas de sedimentação recente em ambientes costeiros. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Física)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  • Carolina Yume Sawamura Theophilo. Análise de metais em material biológico na Ilha da Trindade - ES. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

18.1.2 Tese de doutorado

  • José Lourenço Friedmann Angeli. Avaliação ambiental e geocronológica de Arsênio e metais em testemunhos sedimentares do estuário de Caravelas, BA, Brasil. Início: 2013. Tese (Doutorado em Oceanografia) - Universidade de São Paulo. (Orientador).
  • Keila Modesto Tramonte. Aplicação da extração sequencial no estudo da disponibilidade de metais em sedimentos superficiais e testemunhos rasos do sistema estuarino-lagunar Cananéia-Iguape. Início: 2010. Tese (Doutorado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

18.1.3 Iniciação científica

  • Philippe Augusto Alves Guieiro. Avaliação ambiental do estuário de Caravelas (BA) a partir dos níveis de metais e As em colunas sedimentares. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Oceanografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

18.2 Orientações e supervisões concluídas

18.2.1 Dissertação de mestrado

  • José Lourenço Friedmann Angeli. Bioacumulação de elementos traço em peixes do complexo estuarino de Paranaguá, Paraná. 2011. Dissertação (Mestrado em PGSISCO - Sistemas costeiros e oceânicos) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Co-Orientador: Rubens Cesar Lopes Figueira.

18.2.2 Supervisão de pós-doutorado

  • Andreza Portella Ribeiro. Bioacumulação e Biorremediação de contaminação radioativa por plantas nativas da Costa Brasileira. 2011. Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Rubens Cesar Lopes Figueira.
  • Ivone Silveira da SIlva. Geoquímica de Metais e Geocronologia em testemunhos sedimentares de ambientes impactados: um estudo de caso no estuário de Caravelas, BA. 2011. Universidade de São Paulo. Rubens Cesar Lopes Figueira.

19. Silvia Helena de Mello e Sousa


19.1 Orientações e supervisões em andamento

19.1.1 Dissertação de mestrado

  • Nancy Kazumi Taniguchi. Reconstituição da temperatura da superfície do mar e salinidade na região equatorial brasileira no Holoceno Tardio: inferências paleoclimáticas. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Oceanografia) - Instituto Oceanográfico, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

19.1.2 Tese de doutorado

  • Cintia Yamashita. Foraminíferos bentônicos vivos na margem sudoeste do Atlântico Sul, Bacia de Campos: fatores oceanográficos condicionantes. Início: 2011. Tese (Doutorado em Oceanografia) - Instituto Oceanográfico, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

19.1.3 Iniciação científica

  • Patricia Bianca Ribeiro. Estudo sobre variações de circulação e produtividade oceânica no talude continental nos últimos milhares de anos na Bacia de Santos, margem sudeste Brasileira. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Oceanografia) - Instituto Oceanográfico, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).
  • Vivian Kuppermann Marco Antonio. Caracterização ambiental do talude continental, ao largo do Cabo de São Tomé, margem sudeste Brasileira, a partir da análise de foraminíferos bentônicos. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Oceanografia) - Instituto Oceanográfico, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
  • Rafael Gomes de Menezes. Avaliação da qualidade ambiental do estuário do rio Caravelas, BA, no último século, segundo uma visão de multiindicadores. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Oceanografia) - Instituto Oceanográfico, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

19.2 Orientações e supervisões concluídas

19.2.1 Tese de doutorado

  • Renata Hanae Nagai. Mid- to Late holocene paleoceanographic changes in the South-Southeastern Brazilian shelf. 2013. Tese (Doutorado em Oceanografia) - Instituto Oceanográfico, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Co-Orientador: Silvia Helena de Mello e Sousa.

19.2.2 Iniciação científica

  • Mariana Benites. Variacao da pordutividade oceânica da plataforma continental interna sul-sudeste ao largo de Itajai, SC, no Holoceno Tardio:uma visao a partir de foraminiferos bentonicos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Instituto Oceanográfico, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Silvia Helena de Mello e Sousa.

20. Veridiana Teixeira de Souza Martins


20.1 Orientações e supervisões concluídas

20.1.1 Iniciação científica

  • Vitor Lucas Sobottka Cavenaghi. Avaliação da Recarga do Aquífero Raso da Região do Canal Jurubatuba (São Paulo) pelos Métodos de Balanço Hídrico e de Variação de Nível d Água. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Instituto de Geociências-USP. (Orientador).
  • Cintia Sanae Duarte Murakami. Caracterização geoquímica e isotópica de sedimentos de fundo da represa da Guarapiranga (SP). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Geologia) - Instituto de Geociências-USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Veridiana Teixeira de Souza Martins.

21. Victor Sacek


21.1 Orientações e supervisões em andamento

21.1.1 Dissertação de mestrado

  • Rafael Monteiro da Silva. Modelagem Numérica da Formação do Rifte Continental do Sudeste do Brasil. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Geofísica) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  • Edgar Bueno dos Santos. Modelagem numérica da dinâmica do manto na borda de litosfera continental. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Geofísica) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

21.1.2 Iniciação científica

  • Felipe Alves Coutinho. Estudo quantitativo de migração de depocentros em bacias sedimentares. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Geofísica) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Agência Nacional do Petróleo. (Orientador).

21.2 Orientações e supervisões concluídas

21.2.1 Iniciação científica

  • Éderson Ribeiro da Silva. Backstripping flexural e sua aplicação no estudo de margens divergentes. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Geofísica) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Agência Nacional do Petróleo. Orientador: Victor Sacek.
  • Rafael Monteiro da Silva. Modelagem numérica da erosão dos continentes e fornecimento de sedimentos para as bacias sedimentares. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Geofísica) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Agência Nacional do Petróleo. Orientador: Victor Sacek.

22. Wilson Teixeira


22.1 Orientações e supervisões concluídas

22.2.1 Iniciação científica

  • Ana Beatriz Siqueira Nicolau. Geocronologia U-Pb (LA-ICPMS) em zircão de unidades siliciclásticas e níveis tufáceos da Bacia de Vinchina, Argentina. 2013. Iniciação Científica. (Graduanda em Geologia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Wilson Teixeira.

 

 

Direitos Reservados © 1999-2018  Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo
Login | Créditos