Title: Laboratórios
Subtitle:
Author:

Infraestrutura Laboratorial

Para executar suas metas didáticas e científicas, o GMG conta com um plantel variado e sofisticado de Laboratórios e Setores de Apoio que cobrem uma ampla gama dos métodos analíticos empregados nas Ciências Geológicas. Os Laboratórios sob administração do GMG são coordenados por docentes indicados pelo Conselho do Departamento e mantidos e desenvolvidos com o auxílio de verbas de diversas origens: além das verbas de custeio oriundas da própria USP, são imprescindíveis as dotações das agências de fomento, como FAPESP, CNPq, FINEP e CAPES, entre outras, seja através de Projetos Institucionais ou de Projetos de Pesquisa sob a responsabilidade de docentes do Departamento.

Os usuários dos laboratórios são, na maioria, pesquisadores do Instituto de Geociências, incluindo docentes, pós-graduandos, graduandos bolsistas e estagiários ou pesquisadores visitantes. Os laboratórios atendem também demandas de pesquisadores de outras unidades da USP e de outras instituições de pesquisa, não só do Estado de São Paulo mas de todo o País. Via de regra, parte dos custos das análises é obtida pelos próprios usuários junto ás agências de fomento. Em havendo disponibilidade, os Laboratórios podem atender usuários externos, do setor privado, quando então os custos das análises e do uso dos instrumentos são cobertos integralmente pelos interessados.

A prioridade absoluta nas atividades do GMG, estabelecida pelos Estatutos da Universidade e pelo Regimento do Departamento, é o ensino; portanto, todo o aparato laboratorial tem como função precípua o apoio às atividades didáticas. Este apoio se dá ora de forma mais direta, como no caso do Laboratório Didático de Microscopia Petrográfica, instalado especificamente para atender às disciplinas que utilizam a análise microscópica de minerais e rochas, ora de forma indireta, através dos Projetos de Pesquisa que envolverão bolsistas de Graduação e pós-graduandos. Assim, alguns dos Laboratórios tem um perfil eminentemente didático, que se reflete em sua organização e funcionamento, enquanto outros são de cunho mais científico, com equipamentos onerosos e de trato delicado, que exigem manuseio cuidadoso e acesso controlado. Nestes últimos, a atividade didática se realiza de forma seletiva, em níveis de formação mais avançados, incluindo pós-graduandos e alunos de graduação em etapas adiantadas da grade curricular, seja como bolsistas de Iniciação Científica, seja como formandos desenvolvendo seus Projetos de Trabalho de Formatura.

Além de atuar nos Laboratórios sob supervisão direta do GMG, os docentes do Departamento participam também das atividades dos dois Centros de Pesquisa do IGc, o Centro de Estudos Geocronológicos (CPGeo) e o Centro de Estudo de Águas Subterrâneas (CEPAS), sendo que o Departamento tem representação no Conselho de ambos.

 

LABORATÓRIOS

Laboratórios do NAP GeoAnalítica-USP

Laboratório de Anisotropias Magnéticas e de Magnetismo de Rocha

Laboratório de Cartografia Geológica

Laboratório de Petrologia & Geoquímica Experimental


Go back to the regular design...