Title: Programas
Subtitle:
Author:

Programas de Pós-Graduação

GEOQUÍMICA E GEOTECTÔNICA

Os objetivos fundamentais do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica e Geotectônica são a formação de recursos humanos para a pesquisa e docência e a reciclagem profissional em nível avançando. No Mestrado, o programa procura dar uma formação geológica sólida aos estudantes, levando em consideração a literatura especializada internacional e metodologias modernas, utilizando-se da infra-estrutura analítica disponível do Instituto. No Doutorado, o Programa prepara os estudantes para desenvolver temas atualizados de pesquisa nos campos da Geotectônica, Geocronologia, Geologia Estrutural, Geoquímica de Rochas, Geoquímica de Superfície e Geoquímica Ambiental, estimulando a integração destes campos com as outras áreas do conhecimento geológico.

O Programa desdobra-se em duas áreas principais: Geotectônica e Geoquímica dos Processos Exógenos.

A área de Geotectônica abrange estudos voltados à Geologia Regional e Evolução Crustal, empregando para tal os instrumentos da Geologia Estrutural, Geocronologia, Geoquímica de Rochas, Petrografia, Análise Estratigráfica, Mapeamento Geológico e outras disciplinas correlatas. A área de Geotectônica, a par de seu desenvolvimento tradicional, vem consolidando sua infra-estrutura em novas áreas e metodologias como a Tectonofísica, Estudos da anisotropia da susceptibilidade magnética em rochas, utilização de isótopos de Nd, Pb, Sr e, mais recentemente, Ar/Ar.

A área de Geoquímica dos Processos Exógenos foi norteada inicialmente para estudos pedológicos e metalogenéticos em ambiente laterítico. Atualmente desenvolve também estudos voltados para problemas ambientais e análise de sistemas cársticos. A tendência da área é voltar-se para o estudo do meio ambiente, incluindo o comportamento de metais poluidores do meio físico, a caracterização isotópica da atmosfera, a interação água-rocha, morfogênese em sistemas cársticos, passando ainda pelo estudo de apoio para instalação de obras de engenharia e infra-estrutura para centros urbanos, até o gerenciamento da utilização do meio físico.

 

MINERALOGIA E PETROLOGIA

O Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrologia, já com 32 anos de atividades, teve papel fundamental na formação de pesquisadores em sua área de especialização, hoje espalhados por quase todas as principais IES do País.

O Programa empreendeu esforços no sentido de oferecer temas de pesquisa aplicados, mais atraentes para os candidatos potenciais, revisando totalmente suas linhas de pesquisa para refletirem melhor a realidade atual.

A produção científica supera a de anos anteriores, e já reflete uma atitude mais agressiva dos orientadores e alunos, cientes da necessidade de divulgar os produtos de sua pesquisa para além dos volumes de teses e dissertações de circulação restrita. A listagem de trabalhos aceitos e submetidos para publicação em 2002 garante uma produção ainda melhor para o próximo ano.

RECURSOS MINERAIS E HIDROGEOLOGIA

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Minerais e Hidrogeologia propõe-se a formar profissionais especializados na aplicação da Geologia, em seus dois campos principais de atuação - Recursos Minerais e Hidrogeologia - e na interface entre eles, a Geologia Ambiental. O programa propicia a aquisição de uma base científica e atitude perante o meio ambiente adequadas para atuar no sentido do desenvolvimento sustentável, e treinando-o nas técnicas necessárias para sua atuação profissional, em particular à aplicação de computadores para avaliação de depósitos minerais e de água subterrânea, o uso de sistemas de informação georeferenciada, de informações de sensoriamento remoto e métodos geofísicos.
O Programa já atua nesta direção, desde a sua constituição, adaptando suas disciplinas, suas técnicas e objetivos de pesquisa à medida em que muda o momento histórico, tentando se adequar à conjuntura atual.

A interdigitação entre as áreas, que é fundamental no desenvolvimento de projetos de aplicação de Geologia, se expressa claramente na estrutura das linhas de pesquisas que, embora vinculadas a uma área principal de concentração, em realidade permeiam as áreas, num sistema tipicamente matricial.


Go back to the regular design...