Apresentação
O Programa INCT
Quem somos
Pesquisadores
Projeto de Criação
Publicações
Linhas de Pesquisa
Imagens
Notícias
Relatórios de Atividades
Downloads
Contato

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia

Técnicas Analíticas para Exploração de Petróleo e Gás

Inauguração do Laboratório de Geocronologia de Alta Resolução

Instalação do Laboratório de Geocronologia de Alta Resolução da USP (Foto: Ernani Coimbra)
Vista frontal da microssonda SHRIMP IIe montada no Laboratório de Geocronologia de Alta Resolução da USP (Foto: Ernani Coimbra)

Depois de muitos imprevistos e dificuldades técnicas é inaugurado na Universidade de São Paulo (USP), no dia 26 de novembro de 2010, o prédio do Laboratório de Geocronologia de Alta Resolução - GEOLAB. A principal inovação que esse laboratório vem trazer é o equipamento conhecido como SHRIMP (abreviatura de Sensitive High Resolution Ion Micro Probe) que permitirá a obtenção da idade de processos geológicos de forma mais rápida e precisa. Isto representa um marco na história geocientífica, pois o Brasil é o primeiro país da América Latina com tal tecnologia, assim sendo, o envio de material para análise fora do Brasil não será a única opção, o que reduzirá os custos e o tempo para a obtenção dos resultados dos dados coletados.

Sua construção contou com o apoio da Universidade de São Paulo - USP, da Petrobrás, FAPESP, FINEP, ANP e um docente do CEPEGEO cujos trabalhos de pesquisa cobriram os gastos não previstos. A um custo de US$ 3 milhões, o equipamento colocará o Brasil no grupo de nove países que contam com tal aparelho no mundo - atualmente, existem apenas 14 sondas desse tipo.

A inauguração contou com a presença do atual reitor João Grandino Rodas, o gerente de pesquisa e patrocínio da Petrobrás Edson José Milani, o diretor do IGc e coordenador do INCT - Petrotec Colombo Celso Gaeta Tassinari e cerca de 200 convidados. O reitor finalizou seu discurso falando sobre a beleza do novo prédio da USP e apresentou sua vontade de que o prédio do Instituto de Geociências - IGc, a ele vinculado, fosse reformado para ficar tão bonito e funcional quanto.

 

Mais informações:

http://www.usp.br/imprensa/?p=5443

http://www.redegeochronos.gov.br/?p=827

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=microssonda-ionica-geologia-petroleo

Inauguração do INCT-PETROTEC

No previous pageNo upper indexNo upper albumThumbnailsNext

Click on the photo for the original



  2010 Desenvolvido pela STI IGc USP