Title: 9th SSAGI
Subtitle:
Author:

9th SSAGI

 

O 9 SSAGI - Simpósio Sul-Americano de Geologia Isotópica, foi realizado entre os dias 6 e 9 de Abril de 2014 no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin na Universidade de São Paulo, Brasil.

 

Dezessete anos se passaram desde que o Centro de Pesquisas Geocronológicas - CPGeo - do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, organizou o primeiro Simpósio Sul Americano de Geologia Isotópica (SSAGI). Depois de 7 outros eventos, que foram realizados em países da América do Sul, incluindo Argentina, Chile, Uruguai e Colômbia, o SSAGI volta a São Paulo. Este SSAGI de 2014 marca uma data importante, pois comemora o 50º aniversário do CPGeo, criado em 1964.

 

O evento abordou diferentes áreas da Geologia Isotópica aplicadas a processos geológicos (ígneos, metamórficos e sedimentares), incluindo evolução crustal e mantélica, além das aplicações específicas ao meio ambiente, recursos energéticos e minerais.

 

Discutiu-se o estado da arte desta área das geociências a nível mundial, contando com pesquisadores de diversos países da Europa (Inglaterra, Noruega, França, Alemanha, Suíça, Holanda, Espanha e Portugal), América do Norte (Canadá, EUA e México), Austrália, Namíbia, além dos países da América do Sul, Argentina, Chile, Colômbia, Bolívia e Uruguai e Brasil, representado por Universidades de todo território, pelo Serviço Geológico do Brasil-CPRM e Cenpes (Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello) da PETROBRAS.

 

Palestras convidadas abordaram temas específicos como: Aplicação dos isótopos estáveis nos estudos de contaminantes e salinização em águas subterrâneas, em paleoclimas e geologia do petróleo; abordagem multi isotópica aplicada aos ciclos geológicos e a evolução da crosta continental e mantélica, à evolução tectônica de faixas de dobramentos Neoproterozóicas de distintas Províncias Tectônicas da América do Sul; datação U-Pb e interpretação das idades (zoneamento e texturas em zircão; circulação de fluidos de durante metamorfismo de alto grau) e problemas atuais e práticas da técnica LA-ICP-MS (laser ablation inductively coupled plasma mass spectrometry) em zircão; datação de eventos na superfície da Terra usando luminescência, entre outros.

 

Este evento, já consolidado na comunidade técnica, fornece oportunidades aos pesquisadores, cientistas e alunos a compartilharem seus resultados e reflexões sobre a aplicação da geologia isotópica para problemas relacionados à geocronologia, evolução crustal e mantélica, questões ambientais e exploração de minério, petróleo e gás. Proporciona um interessante intercâmbio científico entre Instituições de pesquisa nacionais e internacionais, através da discussão de temas relacionados à geologia isotópica e geocronologia, bem como aprimoramento metodológico e parcerias técnico-científicas. A discussão e apresentação de importantes temas da Geologia isotópica com aplicações diversas em um simpósio internacional permite o fortalecimento das Instituições de pesquisa do país intercâmbio através da troca de conhecimento, e da possibilidade da ampliação das parcerias entre pesquisadores brasileiros e internacionais. Um simpósio deste porte contribui ao desenvolvimento geocientífico do país, incentivando a geração de conhecimento a partir de dados analíticos de alta precisão em geocronologia e geoquímica isotópica dentro da dinâmica terrestre, nas áreas de petróleo, mineração e ambiental. Permite o contato com o desenvolvimento de tecnologias de ponta mundiais, permitindo o fortalecimento dos centros de geologia do país, com avanço significativo do conhecimento geológico-isotópico do território nacional.

 

 

Program and Abstracts

programa_ssagi_2014.pdf

Program and Abstracts

Palestras

Dia 7 de abril


Fernando Corfu - Zircon zoning and textures and their effect on U-Pb dating and interpretation of ages

 

Jan Kosler - Current problems and practices of U-Th-Pb laser ablation ICP-MS dating of zircon

 

Márcio Martins Pimentel - The tectonic evolution of the Brasília Belt: a geochonological and isotopic approach

 

Chris HawkesworthGeological Cycles and the Evolution of the Crust

 

Dia 8 de abril


Simone A. Kasemann - Neoproterozoic climates, ocean acidification and continental weathering: the stable isotope story

 

Victor Alberto Ramos - The Jurassic - Cretaceous boundary: A geochronological challenge

 

Emmanuelle Petelet-Giraud - Groundwater salinization of a coastal Mediterranean multilayer aquifer (the Roussillon Basin, France): a multiisotopic fingerprinting approach

 

Ramon Aravena - Application of environmental isotopes in contaminants studies in groundwater

 

Richard Walker - Secular evolution of highly siderophile elements in the oceanic mantle

 

Daniela Rubatto - U-Pb dating and fluid circulation during high-grade metamorphism: more than just ages

 

Dia 9 de abril


César Vinasco - Northwestern Andes: an overview of accretionary systems

 

Antonio Carlos Pedrosa-Soares - Time constraints for the evolution of the Araçuaí-West Congo orogen and its basement: A tribute to Carlos Mauricio Noce

 

Paulo Vasconcelos - Deriving the geo and thermo components of noble gas chronology

 

Umberto G. Cordani50 years of Geochronology in South America

Clique nos links abaixo para ver as fotos do evento

 

Fotos dia 6 de Abril de 2014

 

Fotos dia 7 de Abril de 2014

 

Fotos dia 8 de Abril de 2014

 

Fotos dia 9 de Abril de 2014

 

Fotos do Workshop de Espectrometria


Go back to the regular design...