Bem vindo ao Portal do IGc USP
    

 

Roteiro Geoturístico no Centro Velho de São Paulo


Os roteiros geoturísticos têm sido muito úteis na divulgação e disseminação do conhecimento geocientífico, além de contribuir na preservação do patrimônio geológico.

 

É proposto aqui um passeio pelo centro velho de São Paulo com um olhar geológico.

A cidade de São Paulo conta com inúmeros monumentos e edifícios confeccionados em pedra, principalmente no centro velho, que até o começo do século XX era apenas um pequeno núcleo urbano. Apenas após o progresso trazido pelo açúcar e pelo café, transforma São Paulo numa cidade moderna.

 

Apesar de muitas das rochas utilizadas na confecção dos edifícios e monumentos serem importadas, principalmente da Itália e de Portugal, as rochas que revestem os edifícios e monumentos do centro velho são brasileiras, particularmente paulistas. Entre essas, destacam-se o Granito Itaquera e o Granito Cinza Mauá, o primeiro mais usado no começo do século passado e o segundo, a partir da década de 40 desse mesmo século.

 

Em um percurso pelos principais edifícios e monumentos históricos que compõem o denominado Centro Velho de São Paulo podem ser visualizadas as seguintes rochas: Granito Itaquera, Granito Cinza Mauá, Granito Rosa Itupeva, Granito Verde Ubatuba, Granito Preto Piracaia, Granito Salto, Granito Bragança Paulista, Granito Capão Bonito, Granito Azul Bahia, nefelina sienito, basalto, conglomerado, Arenito Itararé, Arenito Botucatu, Calcário Sete Lagoas, travertino, calcário fossilífero, meta-calcário, mármore, migmatito, serpentinito e filito.

 

Mapa estilizado do roteiro geoturístico no centro velho de São Paulo (Revista Pesquisa FAPESP Ed. 233/2015)

 

 

 

 

Consulte as referências utilizadas para a elaboração desse trabalho.

 

 

Direitos Reservados © 1999-2017  Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo
Login | Créditos